terça-feira, 5 de novembro de 2013

Greve - o que diz o Concílio Vaticano II

Já na reta final do Ano da Fé, que comemora os 50 anos do Concílio Vaticano II e os 20 do Catecismo da Igreja Católica, e ao aproximar-se uma Greve Geral convocada, para o próximo dia 8,  pela Frente Comum de Sindicatos, pelo Sindicato dos Quadros Técnicos do Estado e Entidades com fins Públicos e pela Federação de Sindicatos da Administração Pública e de Entidades com Fins Públicos, pensamos ser de interesse deixar o que exprime uma das Constituições do Concílio Vaticano II (a Gaudium et Spes) sobre o assunto:

Participação na empresa e no conjunto da economia. Conflitos de trabalho

68 ......
.........
Quando, porém, surgem conflitos económico-sociais, devem fazer-se esforços para que se chegue a uma solução pacífica dos mesmos. Mas ainda que, antes de mais, se deva recorrer ao sincero diálogo entre as partes, toda via, a greve pode ainda constituir, mesmo nas actuais circunstâncias, um meio necessário, embora extremo, para defender os próprios direitos e alcançar as justas reivindicações dos trabalhadores. Mas procure-se retomar o mais depressa possível o caminho da negociação e do diálogo da conciliação.

O sublinhado é nosso.

Esperamos  contribuir com este pequeno excerto para a reflexão sobre as razões que levam à convocação desta Greve Geral e o discernimento dos cristãos, em total liberdade interior, comparando com os seus valores e princípios, sobre a sua adesão ou não à mesma. 
Independentemente da sua decisão sobre este assunto em particular, os cristãos não podem, nem devem ficar fechados nas "capelinhas" e templos, mas ser cidadãos ativos e empenhados, de plenos direitos e deveres, tais como os restantes concidadãos não cristãos. Participarem não só nas suas Igrejas - o que já é bastante positivo - mas também na Sociedade, seja no campo político, cultural, como no mundo laboral e sindical.

Recordamos que, no âmbito civil, a greve é um direito consignado na Constituição da República Portuguesa (artigo 57.º).

Para finalizar, fica um artigo da Agência Ecclesia, de 27 de junho do corrente ano (última greve geral), mais pormenorizado sobre esta questão, intitulado Igreja, sindicatos e direito à greve, onde encontra mais referências a outros documentos da Doutrina Social da Igreja.

Fé e Cidadania

Sem comentários: