domingo, 29 de dezembro de 2013

Sínodo dos Bispos - Questionário sobre a Família (últimos dias para dar o seu contributo)

Informamos os interessados que está disponível, até ao final do corrente mês, o questionário disponibilizado, em linha, pelo blogue Religionline nesta ligação (a ligação para o questionário está na 2.ª linha do texto).
Pela informação que temos, as dioceses que disponibilizaram o questionário já terminaram os seus prazos de receção de respostas.
O blogue referido é de execelente qualidade, honestidade intelectual e gerido por grandes profissionais da comunicação social e académicos, com bastante conhecimento e experiência na vertente da temática religiosa.
Pensamos ser uma oportunidade a não desperdiçar. Normalmente, somos (leigos) bastante críticos em relação à hierarquia eclesiástica por nunca, ou raramente, sermos auscultados. Desta vez não há desculpa. O Papa Francisco pôs-nos a mexer.
A Igreja e o Mundo necessitam do nosso empenho, criatividade e dedicação.
Ninguém se deve sentir diminuído em responder, ou achar-se incapaz. Não é nenhum teste, nem tratado teológico que temos que elaborar. É a opinião de cada sobre um tema vital na Igreja e na Sociedade: a Família. 
Resta, com honestidade e pela nossa cabeça, mas tendo por bússola as Sagradas Escrituras e os documentos da Igreja sobre esta matéria (sobretudo os pós-conciliares), darmos o nosso contributo.
Convém não esquecer, como refere o Documento preparatório para a III Assembleia Geral Extraordinária do Sínodo dos Bispos: Desafios pastorais da Família no contexto da Evangelização (basta clicar na ligação e acederá ao texto no sítio do Vaticano, a partir do qual encontrará outras ligações a documentos de suporte, sejam eles do Concílio Vaticano II, do Catecismo, ou outros do Magistério da Igreja):
... o ensinamento sobre a misericórdia divina e sobre a ternura em relação às pessoas feridas, nas periferias geográficas e existenciais: as expectativas que disto derivam, a propósito das escolhas pastorais relativas à família, são extremamente amplas.
O contributo de cada um é manifestamente relevante, quer pela sua vivência pessoal, quer pela sua experiência em comunidade e em sociedade. Desta forma, o corpo episcopal, com base na auscultação ao seu Povo, poderá tomar decisões mais consentâneas com as diferentes realidades e ter em conta as especificidades das diferentes dioceses, países, culturas, nações.
O Papa Francisco desde o dia da sua eleição pede que rezemos por ele, insistentemente. Creio, pelas suas belas homilias e inspiradoras frases, que também conta connosco e com cada um de nós para meter "mãos à obra".
Muito obrigado pelo tempo que disponibilizou em ler este texto, mas será ainda melhor dedicar algum tempo mais a ler o Documento preparatório e a responder ao questionário.

Votos de um 2014 pleno de Esperança numa Igreja mais misericordiosa e um Mundo mais atento e sensível com o que o Papa Francisco nos vai alimentando a alma e aquecendo o coração.

Bem hajam!

Sérgio Almeida



Sem comentários: