segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos – 2014

Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos – 2014


Desde o dia 18 (sábado), assinalado como a Confissão de São Pedro, até ao dia 25 (Conversão de São Paulo) [1] do corrente mês decorre a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, no hemisfério norte. No sul, realiza-se no Pentecostes.

Breve história:

Ao longo dos séculos houve várias cisões no seio do Cristianismo, criando diferentes confissões religiosas (católicos, ortodoxos, protestantes e metodistas são as mais representativas) que se mantiveram de costas voltadas, quer a nível institucional, quer entre os seus crentes. Essas divisões provocaram violências, descriminações, intolerâncias e guerras várias. Tudo a pretexto da Religião. Nada edificante para as Igrejas nem para os seus crentes. Criaram ódios recíprocos, mortes, perseguições, inocências perdidas, destruição.
Estas acções foram, sem dúvidas, traidoras da Pessoa de Jesus Cristo e da sua Boa Nova.
Não admira que, passadas décadas, desde a primeira Semana de Oração, não haja a tão desejada Unidade.
No entanto, desde o século XVIII [2] que surgiram acções de sentido contrário, rezando por todas as Igrejas. A partir de então foram dados alguns passos tímidos, através da oração, para a unidade. No seio da Igreja Católica, o Papa Leão XIII [3] (autor da encíclica Rerum Novarum, que daria início ao que presentemente se designa de Doutrina Social da Igreja) dá um “empurrão” sugerindo a prática da oração pela unidade.
1908 é o ano em que se dá a “ primeira vivência da Oitava da Unidade Cristã”, com o impulso do Reverendo Paul Wattson.
Destacamos, nesta caminhada para a Unidade por meio da oração, apenas mais algumas datas. Em Jerusalém, no ano de 1964, o Papa Paulo VI e o Patriarca Athenagoras I rezam para “que todos sejam um” [4]. Nesse mesmo ano [5], a 21 de Novembro, no âmbito do Concílio Vaticano II, foi promulgado o Decreto sobre o Ecumenismo (Unitatis Redintegratio), o qual salienta no seu n.º 8 (A oração pela unidade):
Esta conversão do coração e esta santidade de vida, juntamente com as orações particulares e públicas pela unidade dos cristãos, devem ser tidas como a alma de todo o movimento ecuménico, e com razão podem ser chamadas ecumenismo espiritual.
Dois anos mais tarde [6], o Conselho Mundial de Igrejas e o organismo da Igreja Católica antecessor do Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos elaboram em conjunto, oficialmente, os documentos de apoio para a Semana de Oração.
A última data que assinalamos é a de 2008 [7], comemorativa do centésimo aniversário da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos.
Um bom exemplo do envolvimento das estruturas eclesiais e dos fiéis é o da cidade do Porto, onde, desde os anos 60 do século passado, em plena ditadura, se celebra esta Semana de Oração. Na época, a diocese do Porto era titulada pelo saudoso D. António Ferreira Gomes, embora ausente fisicamente por imposição do regime salazarista, tendo dado particular estímulo a esta iniciativa[8], tocado pelos ventos do Concílio Vaticano II. Contudo não foi só ele, nem a sua diocese que deitaram “mãos à obra”. De todas as outras confissões cristãs presentes na cidade houve o mesmo empenho. Sinónimo de uma cidade ávida de liberdade e aberta à tolerância mútua. Presentemente é a Comissão Ecuménica do Porto que organiza esta semana.

Algum material de apoio:

Para cada ano há um tema diferente, com base num excerto bíblico. No ano de 2014 foi escolhido o seguinte: “Estará Cristo dividido?” (1 Cor 1,13). Anualmente, como suporte à oração e à unidade é elaborado e publicado, em conjunto pelo Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos e a Comissão Fé e Constituição do Conselho Mundial de Igrejas, um documento com subsídios para a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos. Apesar de em anos anteriores ter sido editado em língua portuguesa, para o que decorre não encontramos qualquer versão. Ficam ligações para as línguas em que foi elaborado:
http://www.vatican.va/roman_curia/pontifical_councils/chrstuni/index_po.htm (Conselho Pontifício para a Promoção da Unidade dos Cristãos)

Alguns locais em Portugal onde ocorrem celebrações:

A capital será o local da Celebração Ecuménica Nacional. Durante o evento é assinada uma Declaração de Reconhecimento Mútuo do Baptismo entre as Igrejas Católica, Lusitana, Presbiteriana, Metodista e Ortodoxa (Patriarcado Ecuménico de Constantinopla).  

Ligação para as diferentes Igrejas envolvidas nesta Semana de Oração:


Nota final:

Se cúpulas devem agir mais, as “bases” (nós, os leigos de qualquer uma das confissões cristãs) não podem descurar a sua acção no dia-a-dia.
Se não temos um culto comum, temos um Senhor que adoramos em comum.
Se não estamos unidos institucionalmente, que estejamos unidos no essencial: em Cristo. Por isso somos cristãos.
Se o que nos divide (mesmo dentro de cada confissão há divergências e diferenças) é não estarmos unidos sob a mesma instituição, o que nos une é pertencermos a uma Igreja de Cristo que é toda a Família Humana.
Fica o desejo, tendo a consciência das divisões institucionais, espirituais, teológicas, de que a nossa divisão principal seja em sermos bons ou maus discípulos de Cristo, independentemente da confissão de cada um.
Façamos como Ele, indo ao encontro do Outro (seja qual for a sua cor de pele, sexo, religião, ideologia, pensamento), em particular aquele que mais sofre. Saibamos cuidar do nosso próximo como Jesus fez, mormente dos mais fracos e oprimidos. Lutemos quotidianamente pelos valores da Família, pela dignidade da Pessoa Humana, pela Justiça Social, pela Fraternidade e pelo Bem Comum, agindo livremente e com respeito por todas as confissões cristãs, outras religiões e não crentes, mas com firmeza pela construção aqui e agora do Reino de Deus.

Sérgio Almeida
Leigo cristão católico de espiritualidade inaciana




[1] Datas segundo o calendário inter-religioso  «Celebração do Tempo», de 2014, editado pela Paulinas Editora
[2] Datas fundamentais na História da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos (https://www.oikoumene.org/en/resources/week-of-prayer/WoP2013port.pdf, págs. 46 e 47), in  “Subsídios para a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos”, edição de 2013
[3] Idem
[4] Ibidem
[5] Ibidem
[6] Ibidem
[7] Ibidem
[8]Ecumenismo quotidiano na diocese do Porto”:
http://www.agencia.ecclesia.pt/cgi-bin/noticia.pl?id=27528


Sem comentários: